Sobre a Encíclica

Laudato Si’ é a histórica encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação e da nossa casa comum, onde o Papa faz o chamado à “”conversão ecológica””, mudanças no estilo de vida e na sociedade, e uma forte ação política. O documento foi lançado no dia 18 de junho de 2015.

O cuidado da criação faz parte da Doutrina Social da Igreja por muitos anos, com mais de 50 declarações do Vaticano e de várias conferências episcopais desde 1970. No entanto, a Laudato Si’ é a primeira encíclica – o mais alto nível de ensino da igreja – emitida Sobre esta temática.

A Laudato Si’ também foi transformadora, demonstrando que a maneira como cuidamos uns dos outros, o nosso cuidado pela natureza e nossa espiritualidade estão interligadas. Nossa atual “”cultura do descartável”” mostra um desrespeito pela vida, pela nossa comunidade, pelos mais pobres e vulneráveis e pela a criação.
Somente trabalhando em conjunto para uma verdadeira conversão e verdadeira mudança de estilo de vida, abrindo-nos para “”ouvir o grito da terra e o grito dos pobres”” é que poderemos fazer as mudanças que precisamos. Esta encíclica chama a cada um de nós para agirmos, como indivíduos e como igreja, e nos dá esperança de que, trabalhando para uma mudança em conjunto, poderemos proteger a nossa casa comum.

Por essa razão, pedimos às pessoas, às paróquias e às organizações que assinem o Compromisso Laudato Si’ e respondam ao chamado do Papa para rezar pela e com a criação, viver mais simplesmente e defender a nossa casa comum. O Papa Francisco nos deu mais do que um documento. Na verdade ele nos chama a viver, verdadeiramente, a Laudato Si’.

Leia a Encíclica